3 Dicas para economizar na conta de luz usando velas - Chama de ouro

3 Dicas para economizar na conta de luz usando velas

Com a crise que estamos passando, está cada vez mais difícil sobreviver nesse sistema capitalista onde o aumento de impostos e cobranças como luz e água aumentam gradativamente. A energia elétrica é algo tão essencial para o nosso cotidiano que fica complicado imaginar como sobreviveríamos sem ela, afinal, até mesmo para carregar os tão utilizados gadgets tecnológicos necessitamos de uma tomada.  Por isso, você que já viu sua conta aumentar, já pensou em utilizar outros meios de iluminação? Já pensou, por exemplo, em utilizar velas para economizar na conta de luz e retomar o costume de nossos ancestrais em tempos mais remotos? Além do fator decorativo, as velas podem te ajudar a diminuir o uso da energia elétrica dentro de casa. Afinal, porque não tentar?

Velas nos cômodos
Se você for utilizar as velas para iluminação básica, como quarto, cozinha e sala, realmente a conta de luz sofrerá um declínio e a maior porcentagem de eletricidade irá direto para os aparelhos eletrônicos ou eletrodomésticos, justamente os quais você mais utiliza e, consequentemente, gastam maior energia. As velas, quando bem-dispostas nos cômodos ,podem iluminar ainda mais do que uma lâmpada comum, sem contar que não agride a sua visão. Mas cuidado, é preferível que você não substitua lâmpadas por velas no escritório, por exemplo, já que você utilizará o computador para as suas responsabilidades diárias, com isso, a luz deverá ser bem direta para não prejudicar a vista. As velas podem fazer com que você force bastante a visão quando realiza tarefas mais específicas como ler ou produzir um texto, então, maneje bem a disposição delas neste e em outros cômodos.
Além da iluminação por necessidade, as velas deixam o cômodo ainda mais aconchegante e íntimo. Com isso, se pensarmos que não é necessária a utilização de luz elétrica durante o dia e que dependemos apenas da luz solar, é possível diminuir o consumo de energia ao aproveitar a luz natural. Quando a noite chegar, acender algumas velas em locais estratégicos ou espalhar castiçais e candelabros, podem trazer exatamente o tipo de iluminação que você precisa. Pode ser que no futuro as pessoas comecem a pensar nessa ideia de forma mais concreta, entretanto, devido à crise e ao aumento na conta de luz, algumas famílias já começaram essa tentativa de substituição. E você, o que acha disso?

O passado vs o presente
Porque não tentar reproduzir o modo de vida de antigamente e ver o resultado em sua conta de luz? Pode ser que no começo seja extremamente difícil, já que estamos tão acostumados em acender luzes por onde passamos, porém, há tantos tipos de velas hoje, cada uma com um tamanho e estilo diferente, que sua casa pode ficar ainda mais moderna e estilosa. Aliás, você pode brincar com a disposição de cores e simetria, decorando cada ambiente com um tema específico.
Se você parar para pensar, as velas e luzes são utilizadas apenas a noite, portanto, se formos disciplinados e nos acostumarmos com uma iluminação mais restritiva, é uma possibilidade para tentar diminuir o consumo de energia elétrica. Por que não espalhar essa ideia por aí e compartilhar? Faça o teste e espere o fim do mês para saber se compensou ou não!

Momento a dois, a sós ou em família
Outra ideia utilizando as velas é a tentativa de se acostumar em utilizá-las num cômodo específico que será mais utilizado durante a noite, no caso, a sala ou o quarto. Acostumar a família a ficar nesse cômodo algumas horas neste período, pode proporcionar momentos agradáveis entre todos, com a possibilidade de interação em, por exemplo, contar histórias de terror ou até mesmo relembrar momentos e deixar a criatividade rolar. Um bom momento em família pode ser a deixa para usar as velas e se concentrar naquela ocasião. Nesse caso, prefira velas grossas, pois queimam mais lentamente e iluminam melhor. Não se esqueça também de que, após utilizar as velas, deve-se guarda-las em locais seguros para não colocar em risco ninguém da casa, principalmente se você tiver crianças ou animais de estimação.

Desafio lançado
O cotidiano pode ser mudado, trazendo novas experiências para você e sua família. Criar ambientes acolhedores em que o casal, a família, ou mesmo os amigos se sintam confortáveis em um local convidativos pode fazer com que essa ideia seja espalhada e compartilhada por mais pessoas. E como resultado direto: você economiza na conta de luz. Perceba o quanto é interessante tentar novas oportunidades de ajudar o mundo e a si mesmo. Ser ativo na sociedade e sempre querer buscar soluções para os problemas faz de você um cidadão melhor, então porque não começar substituindo as lâmpadas por velas? Novamente, pode ser que seja difícil no começo ou muito divertido, devido ao desafio imposto, por isso, comece em poucas noites, 1x por semana e aumentando de acordo com a adequação. Está pronto para esse desafio?
Faça o teste você mesmo e ajude o planeta! Afinal, quem é que não quer economia no bolso? Se há chance de isso acontecer realmente, compartilhe e espalhe essa ideia o mais rápido possível!

Links:
http://goo.gl/fqFEHQ