4 Vantagens da vela citronela - Chama de ouro

4 Vantagens da vela citronela

A citronela é uma das muitas plantas nativas do Brasil, como o Alecrim, Hortelã, Camomila, entre outras. Assim como as já citadas, a Citronela é uma das plantas aromáticas mais conhecidas e procuradas de todo o país.

Para quem não a conhece, pode ser confundida com um capim alto, sem muita importância ou funcionalidade, mas a verdade é que seus óleos são essenciais e com múltiplas aplicações para grande parte das pessoas.

A citronela tem um óleo que é extraído de suas folhas e caules, sendo muito utilizada para realizar a fabricação de velas e também de alguns hidratantes corporais.

O nome científico da planta é complicado (Cymbopogon winterianus), mas é muito encontrada no país como citronela-do-ceilão, capim-citronela, Citronela-de-Java e Cidródo-do-Paraguai. É originária de países asiáticos e seu cultivo é realizado em climas equatoriais, oceânicos, tropicais e subtropicais.

A citronela é ainda dividida em dois grupos quando falamos de seu óleo e uso comercial. O primeiro deles diz respeito aos compostos de Geraniol, Citronelal, Limoneno e Acetato de Geranilo, que é utilizado na indústria de cosméticos e conhecido pelo nome de Java. Já o segundo tipo que recebe o nome de Ceilão e segue os mesmo compostos acima, com a diferença de terem os componentes citronelol e metil-isoeugenol.

Como é realizada a extração do óleo?

Para extrair o óleo da citronela, é preciso que a planta sofra um método conhecido na indústria como arrasto de vapor. Para isso, as folhas são colocadas em uma vasilha e vão receber vapor ininterruptamente. Desse modo, o vapor penetra nas folhas e retira o óleo que fica separado da água depositada na vasilha.

É possível também realizar o processo de retirada de óleo em casa; para isso, é preciso usar uma panela de pressão, o problema é que retirar o óleo leva um pouco mais de tempo e pode ser bem complicado.

Como é feita a vela de Citronela?

Para realizar a produção da vela de citronela o óleo comercial é misturado com parafina líquida e colocado em potes de conserva junto com um pavio, assim como todas as outras velas aromáticas.

Diferenciais da vela de Citronela
O diferencial das velas de citronela é que não são usadas apenas para aromatizar o ambiente, já que possuem algumas vantagens a mais.

Repelente natural de mosquitos e pernilongos
A vela de citronela é muito utilizada por sua ação repelente, isso porque a planta é um controlador biológico de mosquitos, inclusive o Aedes Aegypti, temido por transmitir a dengue. Seu poder é tão intenso, que é capaz de deixar um ambiente inteiro livre dos insetos;

Ação calmante e relaxante
Por ter um aroma cítrico, a citronela é muito utilizada em velas que são usadas para acalmar e relaxar. Pode ser usada em ambientes como cozinha e banheiros e remetem a sensação de limpeza e bem-estar;

Além disso, seu aroma é associado aos produtos usados como desinfetantes, como o capim-limão e o pinho, o que permite que o ambiente fique com uma aparência mais “clean”.

– A planta pode ser cultivada até no jardim
É preciso apenas muita luz e água para que a Citronela cresça bonita, com suas folhas espessas, densas e sua coloração verde clara. Isso permite que a fabricação de velas caseiras se torne mais fácil.

– Adeus a fungos, baratas, entre outros
Engana-se quem pensa que a vela de citronela pode ser usada apenas para espantar mosquitos. Insetos como baratas e besouros também sentem o poder repelente do óleo da planta e não “invadem” o local onde a vela está acesa.

Além disso, alguns pesquisadores afirmam que os fungos também são espantados pelo óleo da planta, o que ajuda que seu óleo entre em contato com a proteína dos seres e envie uma reação de aversão.

Outras propriedades da citronela

Além das velas aromáticas, é possível também que a planta seja usada para combater alguns inchaços e ser usada como repelente em locais abertos.

Para isso, basta que você retire algumas folhas da planta e as corte em pedaços bem pequenos. Depois é hora de colocar as plantas pequenas em um recipiente e passar ela no corpo. Ela é poderosa na hora de diminuir o inchaço das picadas e também na hora de acabar com problemas fúngicos, sendo usada até mesmo em esmaltes para micose e cremes.

Vale lembrar que a função pode durar o dia inteiro, sendo preciso mudar as folhas apenas uma vez ao dia. Além disso, cultivar a planta no jardim também faz com que os insetos fiquem longe de sua casa, já que, toda vez que o vento bate nas plantas, espalha seu aroma pela casa e também pelos arredores da área.

Por esse e outros motivos, a Citronela é muito utilizada tanto pela indústria de cosméticos quanto pelos adeptos da medicina natural. Seu óleo pode ser encontrado in natura, ou até mesmo em velas e hidratantes, e pode ser usada sem medo e restrições, já que até hoje nenhuma contraindicação para o uso da citronela foi encontrado pelos especialistas.

Você já faz uso das velas de Citronela? Acha eficaz? Conte para nós sua experiência!

Consultas:

www.g1.globo.com/sp/sao-carlos-regiao/noticia/2015/03/biologo-de-araraquara-alerta-sobre-os-mitos-e-verdades-para-afastar-dengue.html
www.ruralnews.com.br/visualiza.php?id=442
www.revistavigor.com.br/2008/09/23/citronela-planta-que-combate-o-mosquito-da-dengue/
www.beneficiosdasplantas.com.br/citronela-beneficios-e-propriedades-dessa-planta-e-seu-cha/
www.ruralcentro.uol.com.br/noticias/como-espantar-insetos-com-citronela-48774#y=1022
www.infoescola.com/plantas/citronela/
www.ecycle.com.br/component/content/article/67-dia-a-dia/1863-faca-voce-mesmo-vela-de-citronela-que-espanta-mosquitos.html