Candelabros: como aplicá-los para decoração vintage - Chama de ouro

Candelabros: como aplicá-los para decoração vintage

Hoje em dia, muitos itens que eram utilizados no passado como algo de extrema utilidade estão voltando com outra definição: decoração. Castiçais, candelabros, máquinas de escrever, geladeiras antigas, disco de vinil e assim por diante estão sendo usados como decoração clássica, vintage e cult. A decoração do ambiente fica totalmente temática e bem hipster, além de histórica e tradicional. A moda é mesclar as décadas, juntando realidades tão difusas e ao mesmo tempo parecidas.

Decoração vintage
A decoração vintage vai de encontro com séculos passados, onde móveis, cores e modelos são utilizados para trazer nostalgia para o ambiente, deixando-o ainda mais íntimo e clássico. Como esse tipo de decoração está bastante atual, todos esses itens estão literalmente na moda. O encontro de gerações acontece a partir das histórias por de trás de cada objeto. Mesmo que os jovens não tenham contato direto com tais objetos, sentem curiosidade de conhece-los, levando-os para seu dia-a-dia. Para as pessoas que usaram esses itens, decorar a casa com o passado é o reforço de uma lembrança.

O item que deixa o ambiente muito mais romântico, encantador e aconchegante são os candelabros. Filmes, séries e livros descrevem tanto as casas antigas iluminadas por elegantíssimos candelabros, que temos muita vontade de utilizá-los. Como aplicar os candelabros nos dias de hoje, em nossa casa, como item decorativo e, consequentemente, de utilidade?

Candelabros na decoração
Os modelos de candelabros são diversos. Em todos podem ser colocados as velas, para que o sentido da palavra tenha o efeito real. Os candelabros deixam qualquer cômodo vintage. Tecnicamente, os candelabros podem ter vários nomes também: suporte de velas, lustres (o modelo de pôr no teto), castiçais e candelabros. São tantas opções que fica difícil escolher apenas um modelo. As cores podem variar, mas para dar aquele estilo vintage, as cores bronze, prata ou ouro são ideais. Os candelabros podem ser usados sem velas, mas o visual fica perfeito quando as velas são acendidas, porque a peça é mais valorizada.

Casamentos
Muitos casamentos estão sendo decorados com candelabros. É elegante, delicado e charmoso, dando um toque sensível para a ocasião. As velas também indicam pureza, fé e divindade, dando mais significado para o uso. Os castiçais são decorados com flores, arranjos e pedrarias, podendo ser espalhados pelo buffet e igreja, principalmente no corredor onde a noiva entrará e nas mesas dos convidados. Imagine deixar apenas os candelabros como iluminação? O ambiente permanece intimista e convidativo, remetendo às festas dos grandes salões europeus. Assista qualquer filme histórico de algum rei ou rainha que entenderá exatamente o que um candelabro significa para um ambiente requintado e glamoroso.

Cômodos de casa
Nas casas, os castiçais também são usados para adicionar mais estilo vintage ao ambiente. Nos quartos, por exemplo, experimente montar a decoração da seguinte maneira: cama de madeira, baú no pé dela, paredes sóbrias (azul ou rosa claro ou a cor branca), dois criados mudos de madeira velha e em cima deles abajures em forma de gaiolas, para velas serem colocadas dentro. Esses candelabros em forma de gaiola são graciosos e delicados. Por ser o quarto, o clima é intimista e quente.

Se você mora em apartamentos ou em casas que tem um hall, em cima de um aparador, coloque castiçais, apenas um no centro, ou dois, um em cada lado. Na área externa da casa, experimente comprar candelabros em forma de lanternas para uma iluminação é mais focalizada e brilhante.

Além disso, aproveite e acenda velas aromatizadas para deixar o ambiente mais refrescante e harmonioso. Cuidado ao acender as velas, principalmente se tiver crianças ou animais de estimação por perto. Se morar em casa de praia ou de campo, utilize os candelabros com velas repelentes também, para ajudar a ter uma boa noite de sono. Os castiçais e candelabros também podem ornar plantas e vasos de flores num jardim, por exemplo, basta saber combinar e deixar tudo em harmonia. Traga mais vintage para a sua vida, decore como no passado!

Gostou do artigo? Você faz uso de candelabros em sua decoração, seja no lar ou em ambiente profissional? Conte-nos a sua experiência, na área de comentários, logo abaixo, estamos curiosos para saber mais!

Além disso, não se esqueça de, se você tem paixão por velas e sua fascinante história, acessar o nosso blog para muitas novidades sobre esse universo. Até a próxima!