Como são fabricadas as velas coloridas? - Chama de ouro

Como são fabricadas as velas coloridas?

As velas coloridas são uma nova tendência para decoração. Para falar a verdade, todas as velas voltaram com tudo e tornaram-se itens “must have” decorativos justamente por deixar o ambiente mais clean e chic. Mesmo que as velas tenham ultrapassado gerações e eras, desde o tempo egípcio, atravessando a Idade Média e sendo utilizada como principal meio de iluminação antes da eletricidade, elas continuam ditando tendência e agora fazem parte da decoração de muitos ambientes, deixando-os aconchegantes e chamativos.

Além das velas brancas comuns, as velas coloridas estão sendo bastante utilizadas para dar um tom mais clássico e harmonioso nos cômodos da casa e em diversos outros lugares, como restaurantes, lojas, (outro exemplo) etc. Podem ser encontradas em alto relevo, com desenhos e pinturas; podem ser coloridas, aromatizadas ou não, e em diferentes tamanhos. As velas coloridas também são usadas para tratamentos cromoterapêuticos em clínicas de estética em procedimentos técnicos. Há também quem arrisque fazê-las em sua própria casa com ingredientes específicos. Você sabe fabricar uma vela colorida? Tem curiosidade. Essas e mais respostas serão respondidas a você, por isso, continue lendo.

Fabricação
A vela colorida tem como principal diferença de fabricação a utilização de corante. O processo é o mesmo que na fabricação de velas brancas, também é feita de parafina, e podem ser produzidas da seguinte maneira:

O blog Artesanato Que Faz ensinou como fazer essas incríveis e divertidas velas, para isso, você precisará de:
• Parafina (quanto de parafina? É bom deixar claro que um x de parafina );
• Panela grande;
• Colher de pau de cabo longo;
• Pavio ou barbante encerado;
• Forma no formato desejado (nesse item você pode usar qualquer formato que quiser ou comprar já as forminhas);
• Corante a base de óleo (isto é, anilina) na cor de sua preferência;
• OBS: caso queira que a sua vela seja perfumada, compre uma essência para vela de sua preferência (por exemplo: madeira, jasmim, alfazema…).

Modo de fazer:
1. Coloque a parafina em uma panela grande, leve ao fogo brando em banho-maria e mexa com a colher de pau.
2. Assim que ela derreter, desligue o fogo. Vá mexendo de vez em quando até a parafina estar totalmente líquida. Posicione o pavio onde desejar e despeje a parafina na forma. Deixe esfriar.
3. Dicas:
• Prefira a parafina de cor mais branca e transparente por ser de melhor qualidade.
• Na hora de escolher o pavio, lembre-se de que, quanto mais grosso for, mais depressa queima. Quanto mais fino, menor a chama e a vela queimará lentamente.
• O melhor tipo de pavio é o de algodão trançado e preparado quimicamente, chamado de pavio quimicado, que não deixa a parafina escorrer. Já o pavio de barbante, não absorve bem a parafina, por isso a vela derrete e a chama logo se apaga.
• No caso de velas coloridas, adicione anilina em quantidade suficiente para obter o tom desejado e mexa bem.
Lembre-se de que a cera quente tem mais transparência, tendendo a acentuar a tonalidade na medida em que for esfriando.
• Se preferir, faça antes um teste de cor. Aqueça uma mistura de parafina e anilina, com uma colher, retire um pouco dessa mistura e coloque sobre a torneira de água fria. O tom obtido será o resultado da cor final.
• Anote a proporção ao fazer velas perfumadas: adicione 100 g de essência oleosa para cada quilo de parafina.

Resultados
Não é difícil de fazer e resultado fica incrível. Aproveite para testar novos formatos de acordo com as comemorações e festividades do ano, o que acha? O Natal está quase chegando, então procure fazer ou comprar velas coloridas e temáticas para decorar a sua casa. Mesmo que você não queria sujar as mãos (convenhamos que não é todo mundo que tem o dom artesanal), há muitas lojas que vendem velas além da possibilidade de encomendá-las via internet. Busque por modelos e inspire-se. Dependendo do cômodo, as velas coloridas podem trazer paz e intimidade junto com um grande aconchego. Se você tiver afinidade com velas coloridas e aromatizadas, pode ser que elas também lhe tragam paz de espírito, afinal, esse pensamento já é desenvolvido há muito tempo por povos e culturas anteriores.

Harmonia
Uma outra dica é a paleta de cores. Se quiser deixar o ambiente mais quente, utilize tons vibrantes e fortes. Caso queira deixar a casa com um aspecto mais frio, velas coloridas com tons mais suaves são o ideal. As velas têm de combinar com o ambiente que será decorado junto a elas, então procure sempre harmonizar suas coras com as dos móveis, parede etc. As velas tornaram-se tendência forte para a decoração de ambientes, por isso você deve investir para repaginar os cômodos e deixar o lugar com a sua cara. Não tenha medo de modernizar o ambiente. Tente e veja o quanto o lugar fica especial depois de uma vela iluminar um cantinho, uma mesa, um lugarzinho especial. Lembrando que se você tiver um animal de estimação ou uma criança dentro de casa, cuidado ao posicionar as velas para que não tragam nenhum risco a ninguém!

Links:
http://goo.gl/8Fy2lE
http://goo.gl/RF7OWS