Como usar as velas perfumadas no dia a dia - Chama de ouro

Como usar as velas perfumadas no dia a dia

Sabemos que um aroma agradável é capaz de transformar um ambiente cheio de energia em um verdadeiro santuário de paz. Isso porque o aroma é capaz de aguçar nossos sentidos e permitir que nos sintamos mais calmos, aconchegados e até mesmo reconfortados.

Mas existe um item capaz de misturar todos os benefícios dos aromas à decoração, e ainda adicionando harmonia: as velas perfumadas.
Podem ser encontradas, ou até mesmo criadas por você, em diferentes tamanhos, cores, formas e também com diversos aromas, permitindo assim que você faça uso daquelas que mais lhe agradam.

As velas são usadas para aquecer, decorar, iluminar e até mesmo criar um clima mais romântico, mas o que muitas gente não sabe é que é possível usar esses objetos para deixar sua casa ainda mais bonita e convidativa. Vamos ver como?

Aposte em arranjos decorativos

Um dos modos para se usar velas perfumadas está em como a colocamos no ambiente. Além disso, é possível soltar a imaginação e a criatividade para decorar sua casa.

Para isso, é preciso escolher o aroma que mais combina com você e encontrar cores complementares capazes de se arranjar de forma perfeita. Para isso, aposte em tons de amarelo e rosa, roxo e azul claro, entre outros.

Use alguns suportes de vidro ou metal e monte um arranjo de vela que será capaz de, não só iluminar o ambiente, mas de deixá-lo com uma energia mais calma e aconchegante.

Você pode combinar fragrâncias

Não se engane ao pensar que apenas o mesmo aroma pode ser utilizado quando falamos de velas. Acredite, o conceito de combinação aromática das velas é uma prática muito conhecida no mundo e que pode fazer com que você tenha uma atmosfera do ambiente totalmente diferente daquele que imaginou.

Por exemplo, é possível usar aromas cítricos no local onde está a mesa de jantar, já que esse perfume ajuda a harmonizar o alimento com o ato de comer, além de deixar o ambiente mais agradável para a refeição.
Já em um móvel que fica mais afastado, você pode utilizar um aroma mais floral, que lhe ajudará a se acalmar, logo depois da refeição.

Além disso, é possível também trocar sua vela perfumada antes de servir a sobremesa, escolhendo nesse caso um aroma mais similar a baunilha ou ao mel. Isso fará com que seus convidados já se preparem para degustar um doce e fiquem ainda mais sensoriais e abertos à experiência das iguarias.

Arranjos florais apenas com velas perfumadas

Outra dica importante para quem gosta de velas perfumadas, mas não sabe como usá-las, está no fato de aplicá-las como verdadeiros arranjos florais. Para isso, escolha as velas perfumadas com aroma de rosas e as coloque em ambientes mais reconfortantes, como a sala de estar ou o quarto.

Uma dica importante é usar um recipiente de vidro com água, alguns cravos, menta ou até mesmo alguns óleos de rosa. Ao acender as velas, você irá intensificar o aroma, perfumar o quarto e ainda permitir que qualquer pessoa fique mais relaxada.

O aroma das velas perfumadas nos banheiros

Outro ambiente que pode receber as velas perfumadas de forma perfeita são os banheiros. Nesses locais, é possível dispor as velas em recipientes de prata, metal ou alumínio.

O aroma mais indicado para esses ambientes são os que remetem a limpeza, como o limão siciliano e o pinho. Dessa maneira, seu banheiro ficará sempre com aquele frescor que todos procuram.

Cores e aromas importantes

Você pode também utilizar as cores e aromas das velas perfumadas, para criar o ambiente que deseja. Para isso, vamos falar um pouco sobre o significado das cores e aromas para quem usa as velas perfumadas como item de decoração.

Velas brancas
São associadas à harmonia, paz e espiritualidade e, por isso, são as mais usadas em decorações sóbrias. Os aromas mais indicados para essa cor de velas são a camomila, mirra e sândalo, já que os três têm propriedades calmantes e irão lhe ajudar a relaxar.

Velas vermelhas
A cor é conhecida como sendo o tom da paixão e, por isso, sua vela é associada à beleza e sensualidade. Os aromas mais indicados para essa cor e também para seu significado são o patchouli, chocolate e o almíscar.

Velas laranjas
São muito utilizadas por quem quer se concentrar e aumentar o poder mental, já que a cor está associada à energia do sol. A fragrância perfeita para a cor é alfazema, que carrega consigo a alegria e prosperidade.

Velas amarelas
A cor é associada à comunicação e intelecto, muito usada com os aromas de erva doce, canela, pêssego, baunilha e madeira. Isso porque são associados a novos desafios e para estimular a criatividade de quem o sente.

Velas azuis
A cor é muito usada para trazer calma e equilíbrio e nas velas não é diferente. O melhor aroma para se usar nessa cor é o cravo, que fortalece nossas energias e nos faz atravessar momentos de insegurança e medo.

Velas rosas
Muito usadas pela sua delicadeza, as velas cor de rosa são românticas e estão diretamente associadas as relações. Os aromas florais pertencem a essa cor e podem diminuir um clima mais pesado, transformando em local mais relaxante.

Velas violetas
Conhecida como a cor da purificação, as velas violetas podem ser usadas com aroma de lavanda, violeta e jasmim, combatendo o estresse e a melancolia.

E você? Gosta das fragrâncias que as rosas deixam no ambiente? Aguarde as próximas postagens com muito mais sobre o universo das velas!

Consultas
www.bbel.uol.com.br/decoracao/post/elementos/detalhes/velas-aromaticas-dao-charme-a-sua-decoracao
www.karolpinheiro.com.br/decor/velas-perfumadas-como-usar-onde-comprar/
www.keepcalmdiy.com/diy/diy-como-fazer-velas-perfumadas-e-coloridas-presente-baratinho-e-bonito-para-o-dia-dos-namorados/
www.activa.sapo.pt/casa/2014-02-14-como-usar-velas-aromaticas
www.blog.marciafernandes.com.br/o-aroma-das-velas