Como utilizar velas em datas comemorativas - Chama de ouro

Como utilizar velas em datas comemorativas

As velas podem ser utilizadas em diferentes ocasiões. Além do fato de ser uma forma de iluminação pouco usual atualmente, a vela também pode nos ajudar durante os dias mais difíceis e estressantes. Entretanto, muitas vezes é usada como item de decoração em casas e restaurante de diversos países. A utilidade é tão grande que até hoje é sinônimo de algo puro e simbólico. Nas datas festivas e de comemoração, as velas fazem parte da decoração, deixando o ambiente ainda mais charmoso, calmo e íntimo. Outra utilidade do uso das velas está na economia. De energia elétrica, ao substituir as lâmpadas pelas velas, é possível encontrar uma grande diferença no valor da conta do fim do mês. Porém, mesmo com essa múltipla utilidade, falaremos hoje sobre como utilizar as velas em datas comemorativas.

Daqui a pouco é Natal
Já pensou como as velas podem ser usufruídas em diferentes ocasiões? Principalmente em datas comemorativas como o Natal, as velas geram uma harmonia extra para o ambiente ao combinar suas cores com a decoração e dando maior significação para a noite natalina. Colocar velas pela mesa central e espalhar pela casa, deixa a noite mais mágica e convidativa para se divertir com a família e aproveitar mais um fim de ano junto a quem se ama.

Um novo ano recomeça
No Ano Novo não é diferente, entretanto, o motivo da utilização de velas pode ser representado pela pureza e renovação. Ao deixar a vela queimar até o fim, indica-se a passagem e término de mais um ano cheio de aprendizados e caminhos percorridos. Muita gente coloca velas brancas ou coloridas (dependendo da crença em superstição que norteiam o Ano Novo) num lugar isolado da casa e as acendem depois de fazer alguns desejos ou agradecimentos, desfazendo rancores e erros e contemplando acertos e mudanças. O intuito é tirar um tempo para fazer uma retrospectiva mental de tudo que aconteceu naquele ano que se passou, assim, começando o novo ano com energias renovadas e positivas. Com isso, é sempre interessante acender a vela durante o dia para que ela se apague antes de começar a contagem regressiva, por exemplo.

Parabéns para você!
De praxe, utilizamos constantemente as velas em bolos de aniversários justamente para ressaltar a quantidade de anos vividos e começar mais um novo capítulo. Tem gente que prefere comprar as velas de acordo com a idade, tem outras que compram apenas uma. O importante é sempre concentrar energias positivas ao apagá-la para que seu desejo se realize e que seja muito feliz. Sempre tem aquelas velas que demoram em serem apagadas, por isso, muita gente acha que devemos nos concentrar bem antes de pedir qualquer coisa. Mesmo que não saibamos ao certo a origem do uso de velas em aniversários, esse ritual já virou algo cultural em diversas civilizações mundiais.

Dia dos Namorados
Outra data comemorativa que pode ser utilizada a vela é o Dia dos Namorados. Nada como preparar uma surpresa íntima e deixar o ambiente todo iluminado por velas aromáticas ou coloridas. Uma das dicas com bastante adesão é a utilização das velas em formato de caminho a ser seguido, fazendo com que seu amado ou sua amada siga a instrução certeira até chegar no ‘destino’ escolhido. Outra forma é fazer um jantar à luz de velas, sendo uma ótima opção para qualquer data comemorativa que seja importante para o casal ou até mesmo realizando uma surpresa para o amado, com um jantar feito por você, a meia luz, deixando o ambiente ainda mais romântico e delicado.

No altar
Dependendo da religião de cada pessoa, as velas são usadas para homenagear e relembrar alguma entidade como, por exemplo, um santo ou mesmo um ente falecido. Assim, geralmente um cômodo específico da casa é composto por um altar para que as velas sejam acesas no dia certo para pagamento de uma promessa ou simplesmente para contemplar uma figura ou trabalhar em sua necessidade espiritual. Por existir diversas religiões e datas comemorativas para cada uma delas, as velas podem significar diversas coisas em dias diferentes. Nesse caso, o mais comum é colocá-las em um altar.

Considerações
É muito comum e relativo indicar as datas que as velas podem ser utilizadas com mais frequência e com uma significação maior. As pessoas tendem a usufruir as velas como item decorativo, justamente para transformar o ambiente num lugar recheado de energias e renovações para quem estiver do cômodo. Há tantos tipos de velas que toda decoração pode renovar-se para combinar ainda mais com a ocasião especial.
Há quem se equivoque e acredite que exista apenas um formato de vela, aquela fina branca. Pelo contrário, dependendo da ocasião, é preferível que compre velas que vão de encontro à comemoração. Então, caso seja para casais, velas em formato de corações e personalizadas são ideais; para o Natal, velas vermelhas em alto relevo também; no Ano Novo, procurar sempre por velas brancas, para representar a paz, é uma opção, mas não é obrigatório.

Links:
http://goo.gl/BzRH7n
http://goo.gl/3Xbe04



 

[google_font font=”Nunito Sans” size=”42″ color=”#e6ae48″] Siga nosso Instagram [/google_font]