O que são velas a granel? - Chama de ouro

O que são velas a granel?

Velas são de extrema necessidade quando a energia acaba e o apagão reina por horas em nossas casas. As lanternas começam a ser acesas e as velas, aos poucos, começam a iluminar os cômodos. Há vários tipos de velas, entre elas, as velas a granel que são vendidas a quilo. Não há uma diferença gritante em relação às outras velas, entretanto, devido a facilidade em sua comprar, esse termo tornou-se usual. Outro aspecto que vale a pena mencionar é o fato que as velas a granel podem ser fabricadas em diferentes cores, deixando o ambiente ainda mais charmoso e chamativo dependendo de sua localização.

Geralmente as velas a granel são vendidas para igrejas e outros lugares que utilizam uma quantidade muito grande do produto. Para outras ocasiões, usa-se diversos tipos e até velas unitárias para que as expectativas do consumidor sejam atendidas. Para comemorar uma festa ou alguma festividade, recomenda-se utilizar velas avulsas para combinar com a temática e não deixar o ambiente desarmonioso. O bom das velas é que elas não estragam, devem apenas ser guardadas em lugares secos com mínima umidade e longe do alcance de crianças e animais de estimação.

Ecologicamente corretas
As velas a granel também podem ser ecológicas se forem fabricadas a partir da gordura vegetal ou pelo próprio óleo de cozinha, sabia? O conceito ‘a granel’ está ligado com a quantidade que será vendida. Por exemplo, sabe aquelas velas mais grossas, de formato cilíndrico maior? Elas são chamadas de velas votivas, mas que podem ser vendidas a granel ou avulsamente. Com isso, porque não fazer velas que não agridem o meio ambiente, principalmente se você utilizar azeite ou o óleo de cozinha usado? Sabia que 1 litro de óleo de fritura pode poluir 20 mil litros de água? Que tal começar a refletir no que esse óleo pode ser útil? O site dia a dia sustentável ensina como fazer, então preste atenção e tente fazer aí na sua casa!

Para fazer velas ecologicamente corretas que não agridem o meio ambiente você precisará dos seguintes materiais:
• 1 litro de óleo de cozinha filtrado;
• 30 ml de ácido esteárico;
• Corante – é opcional
• Essência perfumada (sem álcool) – é opcional;
• Barbante ou pavio para velas;
• Potes de vidro (copos, potinhos, lâmpadas etc.): aí é com você, a criatividade pode levar você a criar novos lugares para as velas!
• Palitos de madeira ou pregador;

Como fazer
• Misture o óleo e o esteárico numa vasilha própria para micro-ondas;
• Leve ao micro-ondas por 30 segundos, retire, mexa os ingredientes e torne ao micro-ondas por mais 30 segundos;
• Após se certificar que todos os ingredientes estão derretidos, é hora de misturar a essência e o corante;
• Depois da mistura pronta, derrame o líquido quente nos vidros que escolheu e acrescente o pavio no centro. Apoie o pavio no palito de mateira para que ele não caia na mistura;
• Espere secar e pronto! Desta forma você reaproveita o óleo de cozinha usado, além de poder reciclar embalagens de vidro que não utiliza mais.

Velas flutuantes
Outro tipo de vela bastante fácil de se produzir são as velas flutuantes! Aprenda já como fazer, afinal, essa vela é linda e deixa qualquer recipiente (vidro, vaso, taça etc.) e ambiente ainda mais delicado e íntimo:
O blog Artesanatos Passo a Passo, ensina direitinho como fazer e o que precisa!

Material:
• Parafina colorida;
• Pedaços pequenos de pavio;
• Formas no formato que preferir, pode ser nas formas de empadinhas, por exemplo.

Modo de Fazer:
1. Derreta a parafina em Banho Maria;
2. Coloque com cuidado a parafina derretida nas forminhas (ou use um bule velho). Dica para colorir: coloque o corante a base de óleo direto nas forminhas. Faça cada velinha com cores diferentes. Use um palito de dente para colocar o corante em pó. Mexa levemente para criar os efeitos de cores. Para cores mescladas: Experimente mesclar várias cores na mesma forminha;
3. Espere esfriar um pouco e coloque pedacinhos de pavios sem ilhós em cada forminha. (Dica: Ao esfriar, forma-se uma casca na parte de cima. Espere ficar em ponto de bala para colocar o pavio. Normalmente em 5 minutos);
4. Depois de colocar todos os pavios, espere esfriar totalmente. Dica: Deixe esfriar completamente, principalmente o interior da vela, com isso, a parafina se retrai e o desenforme fica mais fácil. Basta virar a forma que as velas saem com facilidade.
5. Só falta colocar água no local que você escolheu para deixar que as velas flutuem!

Tente você agora essas duas velas: a ecológica e a flutuante. E não se esqueça: precisa de velas em grandes quantidades? Velas a granel!

Links:
http://goo.gl/hLSujH
http://goo.gl/Nb2rFn
http://goo.gl/DOYqJR
http://goo.gl/tfRqx1
http://goo.gl/ERBpkc