Quais são as velas clássicas? - Chama de ouro

Quais são as velas clássicas?

As velas, por si só, já são consideradas produtos clássicos por serem atemporais. Elas datam desde os povos egípcios e eram o principal meio de iluminação existente antes da iluminação elétrica, sendo feitas a partir de gordura animal. A parafina foi se tornar a principal matéria-prima somente ao decorrer do século XIX. Hoje, as velas são usadas como item de decoração ou para celebração de alguma data importante ou festividade específica, como o Natal, Ano Novo ou até o Dia dos Namorados (jantar à luz de velas, por exemplo). Fora isso, no âmbito de decoração, ao espalhar velas pelos cômodos de forma organizada, o ambiente pode ficar mais harmônico, com mais aconchego e um toque cult. Os diversos modelos não faltam nas prateleiras, há velas de todos os tipos e tamanhos, as que chamam mais atenção, são aquelas em alto relevo, personalizadas e coloridas. Além disso, é possível combiná-las com diversos arranjos e adornos, como vidros, lanternas, gaiolas, lamparinas, castiçais e por aí vai. A imaginação pode te levar até para combinações com vasos de plantas com aquela flor que você tanto gosta ou sobre móveis, para compor o ambiente, por exemplo.

Velas clássicas numéricas
Há muitos tipos de velas, porém, estamos mais acostumados com as velas clássicas por serem mais comuns e práticas de adquirir. As velas clássicas podem ser encontradas em qualquer lugar, seja no mercado, numa loja de artesanato ou de itens festivos, são utilizadas em comemorações e constantemente encontradas em festas de aniversário ou de casamento. Essas velas são apresentadas em números, conhece? Se a criança faz 8 anos, a mãe vai lá e compra uma vela 8, se a criança faz 5 anos, a vela utilizada é a de número 5. As cores são diversas e as mais comuns são rosas ou azuis.

Clássico é clássico
Outras velas clássicas são as brancas e as beges. Ambas são mais utilizadas em caso de emergência como quando falta luz e você lembra que tem um estoque de velas naquela última gaveta do armário. Outro uso bastante comum é acender a vela em igrejas no momento de reza. Na maioria das igrejas, há um local específico para comprar e acender velas, seja para desejar, orar, ou mesmo pagar promessa. Nessas cores apresentadas, os tamanhos podem variar. Existem tanto velas enormes, de metro, quanto velas comuns em palito. O motivo vem da religião também: muita gente faz uma promessa e, para cumprir, prefere acender uma vela de acordo com o valor da felicidade atingida. Então, se fez uma promessa para sua filha melhorar de saúde, acende uma vela da altura da felicidade que seria  ver ela saudável novamente. Como não é algo obrigatório, cada um acende e compra do tamanho que preferir.

Custo-Benefício das velas clássicas brancas e beges
Além das cores, formatos e aroma, o preço das velas clássicas é outro diferencial. Por serem bastante comuns, são vendidas coletivamente e são muito baratas, porém, a qualidade nem sempre é tão boa. Geralmente, as velas brancas e beges são finas e por isso podem derreter mais rapidamente. São práticas e baratas e até hoje são as velas mais vendidas.

Como fazer essa vela clássica em casa?
Em questão de material, as velas clássicas são feitas de parafina. Não há nenhuma dificuldade em fabricá-las em casa, pelo contrário, é relativamente fácil. Veja aqui os materiais necessários:
• Parafina;
• Panela grande;
• Colher de pau de cabo longo;
• Pavio ou barbante encerado;
• Forma no formato desejado;

Lembre-se que a cor da parafina clássica é a branca ou a bege, quando mais transparente a parafina for, melhor a qualidade da marca, então fique atenta. Basta despejar a parafina numa panela grande em banho maria e colocar no fogo. Mexa constantemente até derreter totalmente. Depois, escolha o formato da vela clássica, ou seja, em formato de cilindro, e despeje a parafina. Não se esqueça de posicionar o pavio antes de despejar o líquido. E pronto, é só esfriar.

Também é possível decorar a casa com elas
Mesmo que as velas clássicas brancas e beges sejam simples de formato, é possível transformá-las em decorações incríveis, com um toque de atemporalidade e tradição. Imagine comprar castiçais ou candelabros e posicionar as velas, todas acesas, numa sala de jantar ou numa mesa de centro. Além de deixar o ambiente extremamente encantador, aquece o espírito e deixar a casa ainda mais convidativa para as visitas.
É legal imaginar que antigamente era assim que se faziam a iluminação dos cômodos, tudo dependia das velas brancas. Então, se você gosta de história e tradição, procure deixar a sua casa clássica com esse item essencial e obrigatório para um ambiente atemporal e ao mesmo tempo moderno.

Continue vivendo o universo fascinante das velas. Acesse nosso blog para conferir os posts anteriores e não deixe para amanhã para conhecer todas as novidades!

Links:
http://goo.gl/JDuVKu
http://goo.gl/j5oD1e
http://goo.gl/NhxgMY