Velas e seus Significados - Chama de ouro

Velas e seus Significados

Iluminação, rituais religiosos, decoração. Este objeto com tantas utilidades já foi considerado item de luxo na Idade Média, possui muitos significados ocultos por trás de suas chamas e, atualmente, nos auxilia em festas e decorações. Acompanhe agora alguns dos significados que as velas possuem mundo afora.

Velas de aniversário
A vela possui diversos significados, entre os quas estão a clareza da mente e as atitudes compreensivas. Significa também vida. Por isso que em todos os anos, quando comemoramos a data de nosso nascimento, acendemos uma vela e a apagamos com um sopro, para mostrar as superações enfrentadas até ali.

Velas em velórios
Acendemos uma vela aos pés de alguém que já morreu, representando a luz da alma e a pureza do espírito que sobe aos céus.

Velas em rituais
As velas têm a “função” de elevar seus pedidos e seus desejos ao plano etéreo. Ao utilizar a vela para este fim, diz a tradição, você deve estar de “limpo” tanto fisicamente quanto psiquicamente, afastando de si os maus pensamentos.

Umbanda
Na Umbanda, uma religião afro-brasileira que prega o amor, usa-se como oferendas flores e velas aos orixás. Para os seguidores dessa religião, as velas têm vários significados e são analisadas desde a sua cor até a altura da chama. Se a vela se queimar por inteiro, por exemplo, significa que seu pedido foi aceito.

Catolicismo
As velas são acessas no altar para mostrar que todos os presentes são como elas, que se consomem para prestar um serviço e cumprir sua missão de iluminar.

Budismo
Os budistas ligam o oferecimento da luz com a sabedoria que dispersa a escuridão vinda da ignorância.

Judaísmo
Como consta nos livros do rei Salomão, ele comparou a alma do homem a uma vela: ”A vela de D’us é a alma do homem”.
Os livros explicam isso, dizem que da mesma maneira que a chama de uma vela está sempre subindo e querendo se elevar, voltar para sua origem e desprender-se do pavio é o que a mantém acesa. A alma judaica, que é uma partícula Divina, deseja constantemente voltar ao seu Criador, assim, necessita se desvincular do corpo que a prende neste mundo inferior. O costume judaico de se balançar nas orações tem este motivo, o movimento é realizado para despertar essa intenção.

Paganismo
Nas religiões pagãs, na época da Idade Média, as velas também possuíam seu significado. Simbolizavam e totalizavam o elemento fogo, que faz parte do equilíbrio entre os 4 elementos fundamentais.

Velas Coloridas
Além de toda a simbologia por trás do objeto, também existe uma significação através das cores, em que cada cor representa uma vibração benéfica para alguma parte da vida de quem a acende. Veja um pouco desses significados:

• Branca – deve ser utilizada em pedidos de paz, tranquilidade, serenidade e cura espiritual. Ela afasta as energias negativas e promove a elevação espiritual. A vela branca também representa a proteção, a feminilidade, os laços de família e a pureza.
• Amarela – significa a vida, o poder da mente e do espírito e a alegria. A vela amarela busca mudanças e sabedoria;
• Vermelha – simboliza a coragem, a perseverança, a segurança e a força. Também tem o significado de sensualidade, beleza, paixão e vitalidade;
• Verde – possui o significado de equilíbrio, saúde e calma. Verde é a cor da natureza, além disso, ela simboliza a estabilidade, a constância, sabedoria e longevidade.
• Dourado – prosperidade e virilidade;
• Azul Escuro – é a cor espiritual, muito usada para realizar meditação;
• Azul Claro – jovialidade, captação de energias, equilíbrio emocional, mental e justiça.

Formatos
Além das cores, as velas trazem significados dentro de seus formatos. São elas:

• Quadrada – representa a terra, a matéria e os elementos que dela provém. Indicada para atrair prosperidade e solidez;
• Meia Lua – elemento água, ela possui o poder de equilibrar as emoções e os relacionamentos;
• Cilíndrica – promove o crescimento, a evolução e a purificação espiritual;
• Triangular – combate o medo, a insegurança e a timidez, muito usada para pedir vitórias em casos jurídicos e superar concorrências;
• Hexagonal – ligada ao elemento ar, seus seis lados simbolizam São Sebastião, representa a sabedoria, a riqueza, a prosperidade, as vitórias, a saúde e o vigor;
• Pentágono – atrai proteção e equilíbrio para todas as áreas de nossas vidas;
• Caracol – traz sabedoria interior e nos aproxima da Força Superior;
• Colmeia – atrai a simpatia, a doçura e a harmonia entre e das pessoas;
• Frutas – é um formato que atrai abundância, fartura;
• Quarto-crescente – é o formato que representa o mistério e o poder feminino. Nossa Senhora geralmente é representada de pé sobre um quarto-crescente.

Esses são só alguns significados que as velas possuem mundo afora.
Cada religião e nação criou diferentes tipos e significados específicos baseados em sua fé.

E para você? Qual o significado das velas?