Apesar de seu uso principal ter sido a iluminação de ambientes, as velas, por seu simbolismo, ganhou lugar em altares de diversas religiões no mundo todo.

Desde os primórdios, as velas sempre estiveram presentes em cerimônias religiosas, principalmente nas católicas, onde possuem valor simbólico cujo significado é “luz dentro da fé”. Para os cristãos, o batizado significa que aquela pessoa que estava ‘fora da religião’ recebe “Cristo, Luz do mundo” em seus batizados. As velas estão presentes em todas as cerimônias católicas, pois é através delas que são feitas homenagens à noite em que Jesus Cristo nasceu.

Entenda um pouco mais sobre a significação nas velas da fé:


Antes de tentarmos entender a fundo o que são velas de fé, vamos trabalhar sob o conceito “fé”.

O significado da palavra fé é “confiança”, “crença” e “credibilidade”. É um sentimento em algo ou alguém, ainda que não existam evidências que comprovem a veracidade de sua causa.

Ter fé é não duvidar, está intimamente ligada à confiança. Em alguns casos, ter fé significa ter esperança de que algo irá mudar de maneira positiva em nossa vida.

Significado das Velas
As velas são acesas em momentos de apreensão e reflexão, simbolizam a oração em diversas representações e a fé por meio de sua chama que ilumina o mundo. Já a cera, significa que a vida do cristão só faz sentido se consumida em serviço pelo próximo.

Cores
Você pode encontrar as velas da fé em diversas cores, cada uma delas contendo um significado. São elas:
• Verde – simboliza prosperidade, crescimento, vitalidade e vida.
• Branco – a mais usada, simboliza a vida eterna, luz e esclarecimento. Também é a luz da alegria, da antecipação e da paz.
• Vermelho –as velas vermelhas representam o sacrifício, assim também como o amor, o fogo e a paixão.
• Dourado – é uma cor usada anualmente para simbolizar a vida eterna, a alegria e a vitória; também é muitas vezes ligada à realeza e majestade.
• Azul – as velas azuis têm seu maior uso durante a Quaresma e a Páscoa.Possuem o significado de confiança e fé.
• Roxa – as velas roxas ou violetas são ligadas ao remorso, preparação e arrependimento. São acesas com frequência no Advento, uma estação religiosa um pouco antes do Natal. É um momento de antecipação.

Tamanhos
As velas da fé são encontradas em diversos tamanhos. Cada tamanho determina o tempo que durará a sua oração.

Santos
Segundo diversas fontes, Santo é todo aquele que leva sua vida para Deus, abstendo-se dos pecados e se consagrando ao Ser infinito. Na religião católica, as velas podem ser oferecidas para diversos santos com o intuito de intercederem nos pedidos e necessidades.

Promessas
Promessas são tradições religiosas que consistem no culto a uma entidade específica (santo, Deus etc.) como forma de agradecimento. Pessoas com enfermidades ou problemas diversos realizam promessas aos seus santos para que eles a amparem. Muita gente que alcança alguma cura atribui isso à promessa realizada em sua devoção.
Em alguns casos, dependendo de onde foi feita a cura, as vela podem ser acessas no formato representativo do problema, como por exemplo, cabeça, braço, pulmão, útero e outros.

Velas Virtuais
Para muitos, o que realmente tem valor é a simbologia, assim, com o avanço da internet, o religioso que possui acesso à grande rede de informações, pode acender velas virtuais disponíveis em diversos sites.

Oração ao se acender uma vela
A oração é um ato religioso que procura fazer uma ligação, uma conversa, um pedido, ou mesmo um simples ato de louvor ao ser divino. Existe uma oração, encontrada na Igreja de São Pedro, Paróquia de Santa Terezinha e Lisieux, localizada na França, que transmite claramente o significado das velas para os cristãos. Ela diz o seguinte:

Senhor,
Que esta vela que eu acabo de acender
Seja luz, a fim de que vos digneis me esclarecer
Nas minhas dificuldades e nas minhas decisões
Que seja fogo,
A fim de que queimeis em mim
Todo egoísmo, orgulho e impureza
Que seja chama,
A fim de que aqueçais meu coração.
Não posso permanecer
Muito tempo na vossa Igreja
Deixando arder esta vela,
É um pouco de mim mesmo que vos quero dar
Ajudai-me a prolongar a minha oração
Nas atividades deste dia.
Amém!

Esperamos que você tenha gostado deste artigo. Caso tenha algo a dizer sobre as velas ou assuntos relacionados, deixe seu comentário.